noticias326 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Web UPE!

Institucional

UPE REALIZA CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO DO CAMPUS EM SURUBIM

Publicada em 07/12/23 às 09:45h - 18 visualizações

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO


Compartilhe
Compartilhar a noticia UPE REALIZA CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO DO CAMPUS EM SURUBIM  Compartilhar a noticia UPE REALIZA CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO DO CAMPUS EM SURUBIM  Compartilhar a noticia UPE REALIZA CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO DO CAMPUS EM SURUBIM

Link da Notícia:

UPE REALIZA CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO DO CAMPUS EM SURUBIM
 (Foto: Bruna Marques/UPE)

Nesta última segunda-feira (04/12), a Universidade de Pernambuco (UPE) realizou a aula inaugural do Campus Surubim, na Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, localizado no Agreste pernambucano. O evento contou com a participação de estudantes dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Engenharia de Software, docentes, técnicos-administrativos, gestores, representantes políticos e convidados.

Durante a abertura do evento, o professor Gevson Andrade destacou a importância da Comissão Pró-universidade de Surubim e como essa contribuição junto ao Estado e a UPE foi significativo, “o empenho da Reitora e do Vice-reitor foram fundamentais nesse processo, pois eles são os responsáveis diretos pela materialização na nossa universidade. Sem o empenho e maestria na gestão, não teria sido possível a aquisição dos equipamentos necessários para o pleno funcionamento”, ressaltou.

O Campus Surubim da UPE foi aprovado através da resolução do Conselho Universitário n.º 009/2022, de 31 de março de 2022, onde funcionarão os cursos de Bacharelado em Engenharia de Software e Sistemas de Informação, onde cada curso terá entrada anual de 30 estudantes, através do processo de ingresso do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e o Sistema de Seleção Unificada (SISU).

“[...] na educação falamos que tem que ter propósito e a gente consegue levar isso para o Estado no ensino superior, através da UPE, que é a universidade mais capilarizada que temos. Então, é com esse objetivo que a gente vem trabalhando muito e debatendo quais são os desafios para a proposição das novas operações da UPE, para cada vez mais capilarizar o ensino. Não conseguimos mudar a realidade de uma sociedade se não levar o ensino para as diversas regiões, destacou o Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kenys Bonatti.

Nos últimos 10 anos a Universidade de Pernambuco cresceu e saiu de 1 doutorado ofertado, para 14 e de 5 mestrados para 24, dos quais 11 estão no interior do estado de Pernambuco. “Hoje a universidade tem 545 atividades de extensão em funcionamento. Nós temos 6 mil estudantes extensionistas e estas ações têm impactado mais de 1,5 milhão de pessoas no nosso Estado. A universidade conseguiu sair dos seus muros, levando o conhecimento e fazendo com que de fato seja utilizado pela população. Existem outros saberes além deste que está dentro das universidades e nós sabemos o quanto essa troca é rica e importante.“, informou a Reitora da UPE, Prof.ª Socorro Cavalcanti.

O Bacharelado em Engenharia de Software tem o objetivo de formar profissionais para projetar e guiar o desenvolvimento de programas, aplicativos e sistemas. Já o bacharelado em Sistemas de Informação, tem a finalidade de formar profissionais para atuação em planejamento, análise, utilização e avaliação de modernas tecnologias de informação aplicadas às áreas administrativas e industriais, em organizações públicas e privadas. O novo campus será coordenador pelo Prof. Gevson Andrade, que tem trabalhado pela implementação da Unidade de Educação desde o início das discussões.

A solenidade contou com a presença a Reitora da UPE, Prof.ª Socorro Cavalcanti, o Vice-reitor, Prof. José Roberto Cavalcante, o Deputado Federal, Pedro Campos, a Prefeita da cidade de Surubim, Ana Célia, o Presidente do Poder Legislativo da Câmara Municipal de Surubim, Luciano Medeiros, o Diretor da Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, Rubens Karman, representante dos discentes do Campus Surubim da UPE, Lucas Henrique, o Coordenador dos cursos de Bacharelado em Engenharia e Sistema de Informação, Prof. Gevson Andrade, o Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, representando a Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, Kenys Bonatti, o Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, a Coordenadora regional de Política da Casa Civil do Governo do Estado de Pernambuco, Joana Crocial e a representante da comissão Pró-Universidade, Prof. Horaza Andrade.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (00)00000-0000

Visitas: 42330
Copyright (c) 2024 - Rádio Web UPE - Uma Rádio da Universidade de Pernambuco