noticias665 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Web UPE!

Institucional

UPE, SUDENE e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional debatem sobre estratégias para o setor produtivo de tecnologia da informação e comunicação

Publicada em 04/07/23 às 14:46h - 28 visualizações

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO


Compartilhe
Compartilhar a noticia UPE, SUDENE e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional debatem sobre estratégias para o setor produtivo de tecnologia da informação e comunicação  Compartilhar a noticia UPE, SUDENE e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional debatem sobre estratégias para o setor produtivo de tecnologia da informação e comunicação  Compartilhar a noticia UPE, SUDENE e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional debatem sobre estratégias para o setor produtivo de tecnologia da informação e comunicação

Link da Notícia:

UPE, SUDENE e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional debatem sobre estratégias para o setor produtivo de tecnologia da informação e comunicação
 (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (03/07), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) realizaram workshop sobre projetos de estrutura de ambiente inovador para o fortalecimento do mercado regional de tecnologia da informação e comunicação (TIC). O encontro contou com a participação de diferentes instituições de pesquisa, ensino, fomento às pesquisas e desenvolvimento de tecnologia nas diferentes áreas.

Durante o evento foram apresentadas as ações do projeto Rota de Tecnologia da Informação e Comunicação, mantido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, com a projeção de ações para o desenvolvimento da TIC na área de atuação da SUDENE. Entre as estratégias de rotas de integração, busca-se estruturar uma rede policêntrica de municípios inteligentes, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento de cadeias produtivas regionais sobre a temática. 


A Universidade de Pernambuco foi representada pelo Vice-reitor, Prof. José Roberto Cavalcanti, o Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI), Prof. Carmelo Bastos, gestores da PROPEGI e docentes coordenadores de diferentes iniciativas. “Os trabalhos projetados com a SUDENE são fundamentais para que possamos estruturar ações de tecnologia da informação e comunicação em seus diferentes espaços. A partir dos projetos que já estão em desenvolvimento na UPE, conseguiremos colaborar com a importante ação do órgão”, destacou o Prof. José Roberto Cavalcanti.

Os docentes da Universidade de Pernambuco apresentaram as ações exitosas de diferentes iniciativas, como os projetos PE 4.0, NE 4.0, Residência Tecnológica em Cloud Computing e a Plataforma Agritech Nordeste. Presentes em diferentes municípios pernambucanos.

Entre os resultados do encontro foi acordada a necessidade do levantamento dos projetos e ações que os participantes entendam como relevantes para o desenvolvimento regional, com a sugestão de modelos de financiamento de novas iniciativas. Um novo encontro deve ser marcado nas próximas semanas, com o objetivo de continuar o diálogo com as instituições envolvidas. Além da UPE, SUDENE e MIDR, participaram do workshop os representantes do SEBRAE, SENAI, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco, Instituto Federal de Pernambuco, Universidade Estadual da Paraíba e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e Federação das Indústrias de Pernambuco.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (00)00000-0000

Visitas: 42348
Copyright (c) 2024 - Rádio Web UPE - Uma Rádio da Universidade de Pernambuco