noticias363 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Web UPE!

Institucional

Campus Petrolina da UPE cria selo de qualidade para setor de alimentação

Publicada em 13/07/21 às 19:13h - 48 visualizações

Universidade de Pernambuco


Compartilhe
Compartilhar a noticia Campus Petrolina da UPE cria selo de qualidade para setor de alimentação  Compartilhar a noticia Campus Petrolina da UPE cria selo de qualidade para setor de alimentação  Compartilhar a noticia Campus Petrolina da UPE cria selo de qualidade para setor de alimentação

Link da Notícia:

Campus Petrolina da UPE cria selo de qualidade para setor de alimentação
 (Foto: UPE)
Responsável pelo laboratório de ensino, pesquisa e extensão em tecnologia de alimentos e alimentação coletiva do Campus Petrolina da Universidade de Pernambuco, a professora Claudileide Sá coordena um trabalho de extensão, em conjunto com alunos do curso de Nutrição, para capacitar serviços de alimentação da cidade do Sertão do São Francisco em boas práticas de manipulação.

O projeto visa qualificar restaurantes, padarias, lanchonetes, açaiterias, tapiocarias, petiscarias e outros empreendimentos do setor. A ação também ocorre na cidade baiana de Juazeiro pelo fato de ser residência de alunos da universidade.

Intitulado "Quali UPE", o trabalho de extensão consiste na avaliação das condições higiênico-sanitárias de estabelecimentos visitados pela equipe de alunos da universidade.

São realizadas pelo menos duas visitas para análise das condições higiênico-sanitárias do local, dos alimentos e das superfícies.

Após a primeira visita, o estabelecimento recebe um plano de ação para adequação das não conformidades constatadas e o laudo microbiológico dos alimentos e das superfícies analisadas.

Na segunda visita o local é reavaliado e se apresentar condições de figurar no Grupo I - quando mais de 75% dos itens estiverem adequados - recebe um selo de qualidade que pode ser afixado em local visível. 

Os estabelecimentos que podem receber o selo Quali UPE são aqueles que atendem ao citado requisito e que sejam classificados como serviço de alimentação pela Resolução nº 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O Quali UPE foi aprovado com fomento pelo Edital PFA Extensão - 01/2020 e aguarda o resultado final do Edital Extensão 01/2021 – PFA.

Neste ano, o objetivo é ampliar o número de empreendimentos comerciais com o selo, que serve como ferramenta na prevenção de surtos alimentares e ajuda os empresários na fidelização de sua clientela, fortalecendo a economia local.

A consultoria gratuita pode ser solicitada através do e-mail qualiupe@gmail.com.

A execução deste projeto possibilitou o incentivo ao desenvolvimento do aplicativo Safefood, que foi tema de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e de um artigo publicado na revista Qualis Capes B2 (Qualis único).

O aplicativo SafeFood também orienta a higienização correta de alimentos e embalagens, ajudando a prevenir contra contaminação superficial por Covid-19.

Também foi publicado um relato de caso por equipe de alunos e, recentemente, foram aceitos pelo menos mais quatro artigos de relato de caso em revista Qualis Capes A3 (Qualis único).

Todo o material de divulgação do Quali UPE foi elaborado pelos estudantes de Nutrição da Campus Petrolina, cujo conteúdo é abordado nas disciplinas de Higiene e microbiologia dos alimentos, Administração dos serviços de alimentação 1 e 2, ministradas pela professora Claudileide Sá.

O grupo também gerencia um canal no YouTube para que a população em geral - e não somente os manipuladores de alimentos - possa se capacitar em boas práticas de manipulação de alimentos.

Assista no youtube:



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (00)00000-0000

Visitas: 42923
Copyright (c) 2024 - Rádio Web UPE - Uma Rádio da Universidade de Pernambuco