noticias841 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Web UPE!

Institucional

Livro reúne artigos de estudantes de Letras do Campus Garanhuns da UPE sobre literatura africana

Publicada em 12/07/21 às 19:16h - 55 visualizações

Universidade de Pernambuco


Compartilhe
Compartilhar a noticia Livro reúne artigos de estudantes de Letras do Campus Garanhuns da UPE sobre literatura africana  Compartilhar a noticia Livro reúne artigos de estudantes de Letras do Campus Garanhuns da UPE sobre literatura africana  Compartilhar a noticia Livro reúne artigos de estudantes de Letras do Campus Garanhuns da UPE sobre literatura africana

Link da Notícia:

Livro reúne artigos de estudantes de Letras do Campus Garanhuns da UPE sobre literatura africana
 (Foto: UPE)
Coordenados pelo professor Moisés Monteiro, 23 estudantes do curso de Letras do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE) transformaram artigos produzidos na disciplina de prática de ensino em um livro. Com 150 páginas, “Literatura africana de língua portuguesa: uma prática de ensino” será lançado oficialmente nesta sexta-feira (9), às 19h, em cerimônia online através da plataforma Google Meet.

A publicação em formato e-book, que pode ser baixada diretamente de forma gratuita no site da editora Olyver (https://www.editoraolyver.org/ebook/literatura-africana), é uma contribuição para discussão em sala de aula da evolução da produção literária do continente africano e qual é sua relação com a cultura e a sociedade brasileiras.

“A força da literatura precisa ser reativada no Ensino Básico com obras combativas e abrindo espaço à diversidade, ao plural, também contemporâneo, que leia o mundo, ajude na formação identitária, promovendo a interação dos saberes”, afirma o professor Moisés Monteiro, organizador do livro que tem doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e 30 anos de magistério.

Produzido durante o primeiro semestre deste ano, em plena pandemia, o livro faz um recorte na questão da literatura africana, de expressão portuguesa, que nasceu de uma situação histórica originada no século XV, época em que os lusitanos, como os historiadores, poetas, escritores de viagens, homens de ciências, cronistas e das grandes literaturas chegaram ao continente africano. Esta fase foi chamada de “literatura dos descobrimentos”.

Veio depois o aparecimento de uma nova literatura, a “literatura colonial africana” (1900-1939), que usava a vivência dos portugueses no além-mar, mesclando história e literatura tendo o homem europeu racista e não o homem africano (tido como inferior) como eixo central. 

A África era mostrada como uma linda paisagem, um Éden onde o protagonista era o homem europeu que cultuava a exploração do homem pelo homem. Mas com o tempo surgiram autores como João de Lemos (Almas Negras) e José Osório de Oliveira (Roteiro de África) que trouxeram visões mais justas sobre a realidade.

Na década de 1940 fortaleceu-se uma nova literatura, a que se chamou literatura africana de expressão portuguesa. Escrita em línguas locais em mistura com o "português", tinha o propósito era tornar a leitura inacessível aos europeus, não permitindo ao homem branco descodificar as suas mensagens. Esta fase perdura até as independências dos países africanos, na metade dos anos 1970.  

No livro, os alunos de Letras do Campus Garanhuns da UPE defendem a importância de se discutir os autores africanos de língua portuguesa desde o ensino básico. Trazer a voz negra para o centro do palco das letras ajuda a fortalecer uma escola democrática. “A experiência vivenciada através da literatura é fundamental para o ser social”, defende o professor Moisés Monteiro.


 

AUTORES DO LIVRO

 Paulo Henrique Alves da Silva 

Thalyta Machado da Silva 

Andreza da Silva Freitas 

Annali Carolina Silva 

Jailma Aparecida da Silva 

Maria Anieli da Silva Melo 

João Marcos Silva Vilela 

Josefa Baltazar de Lima 

Thaís Deniz Lira 

Claudeane Ferreira Freitas 

Luciana Teodosio Alexandre Gomes 

Mayara Oliveira de Lima 

Djael Martins Pedro da Silva 

Guilherme da Silva Vale 

Brisa Laudicéia do Couto Lima 

Erlane da Silva Gonçalo 

Janicleide dos Santos Bastos 

Alberto César Simplício 

Giuliana Nunes Barbosa 

Inês Gabriela Oliveira Valença 

Tamara de Góis da Silva 

Emanuela Ferreira da Rocha

Gabriele de Melo Cordeiro



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (00)00000-0000

Visitas: 42970
Copyright (c) 2024 - Rádio Web UPE - Uma Rádio da Universidade de Pernambuco