noticias268 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Web UPE!

Institucional

Docentes, discentes e egressos das pós-graduações em Educação Física e Hebiatria da UPE têm participação de destaque na elaboração de guia do Ministério da Saúde

Publicada em 05/07/21 às 19:57h - 46 visualizações

Universidade de Pernambuco


Compartilhe
Compartilhar a noticia Docentes, discentes e egressos das pós-graduações em Educação Física e Hebiatria da UPE têm participação de destaque na elaboração de guia do Ministério da Saúde  Compartilhar a noticia Docentes, discentes e egressos das pós-graduações em Educação Física e Hebiatria da UPE têm participação de destaque na elaboração de guia do Ministério da Saúde  Compartilhar a noticia Docentes, discentes e egressos das pós-graduações em Educação Física e Hebiatria da UPE têm participação de destaque na elaboração de guia do Ministério da Saúde

Link da Notícia:

Docentes, discentes e egressos das pós-graduações em Educação Física e Hebiatria da UPE têm participação de destaque na elaboração de guia do Ministério da Saúde
 (Foto: UPE)
A Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS), com apoio do Centro Esportivo Virtual (CEV), realiza na quarta-feira (7), às 14h30,  a “Apresentação Científica do Guia de Atividade Física para a População Brasileira”. O evento no canal do YouTube da SBAFS será promovido pelos pesquisadores e pesquisadoras que redigiram a obra para o Ministério da Saúde.

Dos 62 participantes dos Grupos de Trabalho, 15 eram discentes, egressos ou docentes do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba (PAPGEF/UPE/UFPB) ou do Programa de Pós-Graduação em Hebiatria da Universidade de Pernambuco (PPGH/UPE), totalizando 24% do total da equipe envolvida na elaboração do conteúdo do documento. 

Ao todo, a UPE foi representada por quatro professores, quatro alunos e sete pesquisadores da área de saúde que tiveram sua formação acadêmica na universidade estadual pernambucana. No comitê científico que coordenou os grupos de trabalhos estava Maria Cecília Marinho Tenório, egressa do Programa de Pós-graduação em Hebiatria da UPE.

Primeiro mestrado em Educação Física instituído no Nordeste, em parceria com a UFPB, o PAPGEF da UPE teve a sua aula inaugural realizada no dia 3 de março de 2008. Suas linhas de pesquisa são duas: Saúde, Desempenho e Movimento Humano e Cultura, Educação e Movimento Humano.

O objetivo principal do programa associado de pós-graduação é atuar na formação de pesquisadores e na qualificação de recursos humanos especializados na área de Educação Física, com autonomia em sua área de concentração e capacidade para planejar, desenvolver e executar atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão no âmbito da Educação Física, de forma interdisciplinar e com visão multirreferencial.

Já o mestrado em Hebiatria da UPE iniciou as atividades em fevereiro de 2005 e trabalha atualmente com três linhas de pesquisas voltadas para a Saúde na Adolescência. 

Coordenado pelo professor Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Guia de Atividade Física para a População Brasileira tem 52 páginas e foi produzido por mais de 70 pesquisadores divididos entre o comitê científico e os oito grupos de trabalho.

Além de disponível no formato digital, o guia terá 74 mil exemplares distribuídos para secretarias estaduais e municipais de Saúde. Com textos didáticos e ilustrado, o material traz informações que ajudam a diferenciar o que é exercício físico de atividade física. O guia também tem versões em audiobook e braile, garantindo o acesso às pessoas com deficiência, além de edições em espanhol e inglês.

Segundo o Ministério da Saúde, trata-se do primeiro documento oficial que visa estimular a atividade física em nível populacional com recomendações nacionais que contribuem para a busca de uma vida ativa.

O guia é dividido em oito capítulos, com recomendações para diferentes públicos, de bebês a idosos. Há conteúdos voltados para o público em geral; crianças até 5 anos; crianças e adolescentes até 17 anos; adultos; idosos; gestantes e puérperas; educação física escolar e pessoas com deficiência.


Conceitos

Capítulo 1 - Entendendo Atividade Física

Ciclos de vida 

Capítulo 2 - Atividade Física para Crianças até 5 anos

Capítulo 3 - Atividade Física para Crianças e Jovens de 6 a 17 anos

Capítulo 4 - Atividade Física para Adultos

Capítulo 5 - Atividade Física para Idosos)

Educação Física Escolar 

Capítulo 6 - Educação Física Escolar

Gestantes

Capítulo 7 - Atividade Física para Gestantes e Mulheres Pós-Parto, incluindo contraindicações)

Pessoas com deficiência

Capítulo 8 - Atividade Física para Pessoas com Deficiência



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (00)00000-0000

Visitas: 42964
Copyright (c) 2024 - Rádio Web UPE - Uma Rádio da Universidade de Pernambuco