noticias423 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Web UPE!

Cidade

Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei que torna o Diario de Pernambuco Patrimônio Material e Cultural do Brasil

O Projeto de Lei seguirá para o Senado dentro de 15 dias

Publicada em 14/12/23 às 09:33h - 28 visualizações

Diario de PE


Compartilhe
Compartilhar a noticia Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei que torna o Diario de Pernambuco Patrimônio Material e Cultural do Brasil  Compartilhar a noticia Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei que torna o Diario de Pernambuco Patrimônio Material e Cultural do Brasil  Compartilhar a noticia Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei que torna o Diario de Pernambuco Patrimônio Material e Cultural do Brasil

Link da Notícia:

Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei que torna o Diario de Pernambuco Patrimônio Material e Cultural do Brasil
 (Foto: Rafael Viera/DP)
Diario de Pernambuco está prestes a se tornar um Patrimônio Material e Cultural do Brasil. Nesta quarta-feira (13), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.205/2023, que torna o jornal um patrimônio nacional. Agora o projeto segue para o Senado.

O PL é de autoria do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e a deputada Maria Arraes (SD-PE) foi a parlamentar designada relatora na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara. A tramitação do projeto ocorreu em caráter conclusivo pelas comissões, o que significa que não precisa seguir para votação no plenário.
 
"A aprovação do PL 1205/2023 é um reconhecimento da Câmara dos Deputados ao grande  trabalho que o Diario de Pernambuco presta ao nosso Estado e ao Brasil ao longo desses 198 anos sendo o jornal mais antigo em circulação no hemisfério Sul e um dos mais antigos do mundo em língua portuguesa. E isso é um orgulho não só pra Pernambuco, mas também para o nosso país", destaca o deputado Eduardo da Fonte. 
 (Foto: Sandy James/DP)
Foto: Sandy James/DP

A deputada Maria Arraes destacou que "este reconhecimento é uma homenagem justa e devida aos 198 anos de contribuição do jornal à história do nosso País. O Diario de Pernambuco não só é o periódico mais antigo em circulação no Hemisfério Sul e em língua portuguesa, mas também um símbolo de inovação e adaptação aos tempos modernos, mantendo-se fiel à sua missão crítica e informativa. Parabenizo todos os profissionais envolvidos por manterem viva essa instituição quase bicentenária. É essencial que continuemos a celebrar e preservar este legado, reafirmando nosso direito à memória".

O Projeto de Lei visa reconhecer a dimensão do jornal na sua função de preservar e difundir os valores da cultura nacional para as futuras gerações. Dessa forma, o Diario de Pernambuco poderá passar a contar com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a manutenção do seu acervo. 

Diario de Pernambuco é o jornal em circulação mais antigo do Hemisfério do Sul
Atualmente o jornal está com 198 anos e inclui a frase
Atualmente o jornal está com 198 anos e inclui a frase "Rumo aos 200 anos" em sua edição impressa (Foto: Rafael Viera/DP)

Diario de Pernambuco foi fundado em 7 de novembro de 1825 pelo tipógrafo Antonino José de Miranda Falcão. O jornal se posicionou contra a escravatura já na década de 1850, 38 anos antes da abolição. Em maio de 1888, exaltou a Lei Áurea e deu cinco dias de férias aos funcionários.

No ano de 1903, o Diario mudou-se para seu endereço mais famoso, na Praça da Independência, conhecida como a “Pracinha do Diario”, onde permaneceu por 101 anos, até 2004.

Durante sua longa trajetória, o veículo passou por censura em diversas ocasiões, com o empastelamento de suas rotativas, jornais queimados e rasgados e depredações da sede. No entanto, o jornal se manteve firme e noticiando a população sobre as notícias de Pernambuco, do Brasil e do mundo, tornando-se um símbolo da comunicação no país.

Atualmente o jornal está com 198 anos e inclui a frase "Rumo aos 200 anos" em sua edição impressa.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (00)00000-0000

Visitas: 42231
Copyright (c) 2024 - Rádio Web UPE - Uma Rádio da Universidade de Pernambuco