noticias445 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Web UPE!

Cidade

Olimpíada de Matemática premiará estudantes do Recife

Publicada em 23/08/23 às 12:57h - 41 visualizações

Diario de Pernambuco


Compartilhe
Compartilhar a noticia Olimpíada de Matemática premiará estudantes do Recife  Compartilhar a noticia Olimpíada de Matemática premiará estudantes do Recife  Compartilhar a noticia Olimpíada de Matemática premiará estudantes do Recife

Link da Notícia:

Olimpíada de Matemática premiará estudantes do Recife
 (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de despertar o interesse e o prazer dos estudantes em aprender matemática, bem como identificar e valorizar talentos da disciplina, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou, nesta segunda-feira (21), a I Olimpíada de Matemática (OMR) da Rede Municipal de Ensino da capital pernambucana. O evento de lançamento foi na Escola Municipal Karla Patrícia, localizada no bairro de Boa Viagem, com a presença do prefeito João Campos e do secretário de Educação Fred Amancio. A competição contemplará estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), e os 6 deles serão premiados com medalhas e uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos, para conhecer a sede da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e os parques da Disney. Além disso, dois professores e um gestor também estarão no grupo que fará a viagem internacional.

“Está lançada a Olimpíada de Matemática do Recife, a OMR. Quando o meu pai lançou a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escola Pública, ele sabia que aquilo ia transformar a vida dos alunos. (A deputada federal) Tabata (Amaral) é um exemplo porque foi beneficiada pela Obmep, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que foi criada por Eduardo Campos e o presidente Lula. E eu tinha a obrigação de fazer isso como Prefeito do Recife, pois as realidades completamente distintas se aproximam quando existe uma educação fortalecida. A gente sabe que se um aluno olha ao redor e vê que na família dele não tem ninguém com curso superior, ninguém com uma formação diferente, ele vai achar que aquilo não é um espaço para ele. Mas quando apresentamos oportunidades, mostramos que é possível e que ele pode ser o que quiser. A viagem internacional para conhecer a NASA representa isso”, disse o prefeito.

"O nosso grande objetivo é despertar o interesse e o prazer do estudante pela matemática. Queremos envolver o maior número possível de alunos na competição para que a gente possa, no dia a dia da escola, animá-los para fortalecer o ensino e a aprendizagem na nossa rede de educação. Além de, é claro, identificar talentos muito especiais na área da matemática que precisam cada vez mais de incentivo para se desenvolverem", esclareceu o secretário de educação do Recife, Fred Amancio.

A cerimônia de lançamento da primeira edição da OMR contou com a participação de Tabata Amaral, que tem uma relação muito forte com a matemática. Nascida e criada na Vila Missionária, bairro do extremo sul de São Paulo (capital), Tabata participou da primeira Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (OBMEP) aos 11 anos de idade. O bom desempenho fez com que a parlamentar ganhasse uma bolsa de estudos no Colégio Etapa I. Ao concluir o ensino médio, Tabata já acumulava mais de 40 medalhas em competições de Matemática e Ciências, incluindo disputas internacionais, quando integrava as equipes brasileiras.

"Estou aqui hoje, com ensino médio e faculdade, por causa da Olimpíada de Matemática. Eu venho aqui ao Recife porque eu tenho muita gratidão a Eduardo Campos, que criou a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escola Pública, mas sobretudo porque eu olho para os alunos e vejo todos os sonhos, todas as possibilidades possíveis. E se a gente, de alguma forma, empurrar, incentivar, levá-los para Disney, para a NASA, isso é a coisa mais linda do mundo. Dessa forma devolvemos o direito de sonhar a essas crianças e jovens. Eu brincava com um professor falando que sabemos onde começa a Olimpíada, mas só vamos descobrir daqui a alguns anos onde esses meninos e meninas vão", destacou a deputada federal.

As inscrições na 1ª OMR, que estão abertas até o dia 1º de setembro, deverão ser realizadas pelas escolas exclusivamente através de um formulário, que será disponibilizado nas unidades de ensino. A participação dos estudantes na olimpíada será por adesão e eles serão divididos na Categorias 1, para alunos cursando o 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Categoria 2, para alunos cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais).

As disputas serão separadas em duas fases, sendo a primeira uma prova objetiva, de caráter eliminatório, que será aplicada nas respectivas unidades escolares no dia 21 de setembro, com duração de 1 horas e 40 minutos. Lembrando que o tempo de realização da prova poderá ser ampliado para estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista - TEA, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAH, transtornos de aprendizagem e altas habilidades/superdotação, podendo chegar a até 3 horas de duração.

Serão classificados para a segunda fase os dois estudantes que obtiverem a maior nota na prova da primeira fase em cada categoria, por unidade escolar. A lista com os aprovados para a segunda fase da 1ª OMR será divulgada até o dia 28 de setembro. A segunda fase se caracterizará por uma prova discursiva, elaborada pela Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, com caráter classificatório. A avaliação será realizada na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER), no dia 18 de outubro.

Após a realização da segunda etapa, os três estudantes que obtiverem a maior nota na categoria 1 e os três que obtiverem na categoria 2, ganharão uma viagem para Orlando. Os seis embarcam acompanhados por dois professores de matemática e um gestor - que serão escolhidos dentre os gestores das escolas que mais matricularam alunos na Olimpíada. O resultado final da 1º Olimpíada de Matemática do Recife será divulgado no dia 14 de novembro e os primeiros selecionados já viajarão em 2024.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (00)00000-0000

Visitas: 42362
Copyright (c) 2024 - Rádio Web UPE - Uma Rádio da Universidade de Pernambuco