Rádio Web UPE
Cidade

IPVA 2022 começa a ser pago nesta semana; confira o calendário

Contribuintes que optarem por cota única terão 7% de desconto

Publicada em 07/02/22 às 14:59h - 58 visualizações

por Diário de Pernambuco


Compartilhe
Compartilhar a notícia IPVA 2022 começa a ser pago nesta semana; confira o calendário  Compartilhar a notícia IPVA 2022 começa a ser pago nesta semana; confira o calendário  Compartilhar a notícia IPVA 2022 começa a ser pago nesta semana; confira o calendário

Link da Notícia:

IPVA 2022 começa a ser pago nesta semana; confira o calendário
 (Foto: DIVULGAÇÃO)
Os carnês do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 começam a ser pagos na próxima quarta-feira (09). Os motoristas que não tiverem recebido os carnês podem acessá-los via endereço eletrônico. O calendário de pagamento foi divulgado pelo Governo de Pernambuco ainda no fim de 2021. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão 7% de desconto, assim como no ano passado.  

Os carnês do IPVA podem ser acessados no site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), além do site da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Será necessário informar o Renavam e a placa do veículo para obter informações sobre valores e datas de vencimento. 

Frota de veículos

Final 1 e 2

Para veículos com placas que terminam com os números 1 e 2, o limite de pagamento da cota única é até 9 de fevereiro de 2022. Para quem desejar parcelar, a 1ª cota fica também no dia 9, com 2ª e 3ª parcelas para os dias 9 de março e 7 de abril, respectivamente. 

Final 3 e 4

Para veículos com placas de final 3 e 4, o pagamento da cota única deverá ser feito no dia 15 de fevereiro. Parcelado, a 1ª cota também fica no dia 15 de fevereiro; a 2ª no dia 15 de março e a 3ª no dia 13 de abril.

Final 5 e 6

Os motoristas com veículos de placa final 5 e 6 poderão realizar o pagamento em cota única no dia 18 de fevereiro. Parcelado, a 1ª cota deverá ser paga no mesmo dia; a 2ª cota ficará para 18 de março e 3ª em 20 de abril.

Final 7 e 8

Já para os veículos com placa final 7 e 8, o prazo de pagamento em cota única é 22 de fevereiro de 2022. Parcelado, 1ª cota também fica para o dia 22, com 2ª e 3ª cota para os dias 23 de março e 26 de abril, respectivamente. 

Final 9 e 0

O pagamento da cota única, para os veículos com placa final 9 e 0, deverá ser feito no dia 24 de fevereiro. Parcelado, a 1ª cota também fica para o dia (24); a 2º cota para o dia 30 de março e a 3ª para o dia 29 de abril.

E se não pagar?
Caso o contribuinte não faça o pagamento do IPVA 2022 PE o veículo poderá ser apreendido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). O que vai acarretar, além da retenção do veículo, multa e novos gastos.

Para onde vai o dinheiro do IPVA PE?
O valor do IPVA é dividido entre o governo estadual e os municípios em proporção igual, ou seja, 50% para o Estado de Pernambuco e os outros 50% para as prefeituras.

AUMENTO NO IMPOSTO

A administração estadual definiu que o IPVA não contará com mudanças de alíquotas, permanecendo, portanto, 1% para ônibus, caminhões e cavalo mecânico; 6% para aeronaves; 1% para motocicleta, ciclomotor e triciclo (até 50 cm3); 2,5% para quadriciclo, motoneta e similares (até 300 cm3), 3% para quadriciclo, motoneta e similares (acima de 300cm3 e até 600cm3); 3,5% para quadriciclo, motoneta e similares (acima de 600cm3); 3% para automóveis e caminhonetes (até 180 CV) e 4% para automóveis e caminhonetes com CV superior a 180. 

A manutenção das porcentagens das alíquotas não significa que o valor do IPVA será o mesmo do ano passado, já que o custo é calculado a partir da variação de preços de mercado registrada nas vendas no varejo, segundo o levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) realizado entre setembro e outubro de 2020, além da composição da frota de veículos tributáveis de Pernambuco em setembro de 2020. De acordo com o economista e professor universitário, Paulo Alencar, houve, em média, um aumento de 20% no preço da tabela Fipe para veículos usados, ocasionando, portanto, um aumento no valor do IPVA 2022. “É importante destacar que o preço dos veículos novos e usados subiram em média 31%, devido à queda na produção e em virtude dos efeitos da pandemia no setor, além da falta de componentes, como os chips, o que tem encarecido os custos de produção”, completou o economista. 

O médico Otávio Silva, 28, do Recife,  já acessou o site do Detran e poderá gerar seu boleto através do endereço www.detran.pe.gov.br. “Meu carro é de placa final 9, tenho até 24 de fevereiro para quitar a primeira parcela”, afirmou ele, nada satisfeito com o aumento do imposto. “Acho que cada vez menos vale a pena ter um carro no Brasil, porque além de gastar com seguro, manutenção e gasolina, que teve mais de 40% de aumento no último ano, ainda temos que dar conta do aumento, em média de 20%, do IPVA. Só não já desisti de possuir carro porque é essencial para o meu trabalho”, finalizou Otávio. 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (00)00000-0000

Visitas: 13142
Copyright (c) 2022 - Rádio Web UPE - Uma Rádio da Universidade de Pernambuco