noticias450 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Web UPE!

Brasil

Ministro da Saúde anuncia envio de quase 300 mil doses a mais de vacinas contra a Covid-19 para o MA.

Publicada em 23/05/21 às 17:24h - 23 visualizações

Fonte: G1


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ministro da Saúde anuncia envio de quase 300 mil doses a mais de vacinas contra a Covid-19 para o MA.  Compartilhar a noticia Ministro da Saúde anuncia envio de quase 300 mil doses a mais de vacinas contra a Covid-19 para o MA.  Compartilhar a noticia Ministro da Saúde anuncia envio de quase 300 mil doses a mais de vacinas contra a Covid-19 para o MA.

Link da Notícia:

Ministro da Saúde anuncia envio de quase 300 mil doses a mais de vacinas contra a Covid-19 para o MA.
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide e o secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, durante entrega de testes contra a Covid-19 em São Luís (MA)  (Foto: Márcio Sampaio/SES)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em São Luís neste domingo (23), para a entrega de 600 mil testes rápidos de Covid-19. A medida foi uma das anunciadas pela pasta no sábado (22), para conter a variante indiana do coronavírus (B.1.617) no país, após a confirmação dos primeiros casos no Maranhão.

Na chegada a capital maranhense, o ministro foi recepcionado no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado por Carlos Lula, secretário estadual de Saúde e presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde); Eduardo Braide (Podemos), prefeito de São Luís e Joel Nunes, secretário municipal de Saúde.

Na ocasião, Queiroga anunciou que o Maranhão deve receber, aproximadamente, 300 mil novas doses de vacinas contra a Covid-19, 5% a mais do que estava previsto inicialmente pelo Plano Nacional de Imunização. Todas as doses serão destinadas para a Grande Ilha de São Luís.

Segundo o ministro, o pedido foi feito pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide e o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, devido a confirmação dos casos da variante na região e deve ampliar a cobertura de vacinas na Grande Ilha de São Luís.

"E nós todos estamos atentos a variante indiana, para que essa variante não tenha transmissão comunitária. Como o prefeito falou, hoje e ontem com o secretário Joel [de São Luís], ele fez um pleito muito justo de ampliar a cobertura de vacinas na Grande Ilha e foi acatado pelo Programa Nacional de Imunização. Nós teremos 5% a mais de vacinas, isso aproximadamente 300 mil doses nesse primeiro momento", anunciou Queiroga.

De acordo com o ministro, a testagem em será implementada em pontos estratégicos no estado. Entretanto, não foram divulgados quais serão esses pontos e quando deve começar. A expectativa, segundo o que foi anunciado pelo próprio ministro, é que aconteçam em aeroportos e portos do Maranhão.

Ao todo, o Ministério da Saúde prevê a distribuição de 2,4 milhões de testes para todo o país. Os testes são capazes de identificar a variantes do vírus. Para isso, será necessário fazer uma análise genética em material dos doentes.

Após a entrega dos testes, Marcelo Queiroga fez um sobrevoo até o navio MV Shandong da Zhi, no litoral do Maranhão, onde estão os tripulantes diagnosticados com a variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617). A informação foi publicada em uma rede social do secretário estadual de Saúde, Carlos Lula.

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, realizam sobrevoo na área onde está ancorado navio com tripulantes diagnosticados com a variante indiana. — Foto: Reprodução/Redes sociais
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, realizam sobrevoo na área onde está ancorado navio com tripulantes diagnosticados com a variante indiana. — Foto: Reprodução/Redes sociais


Encontro com Dino

Ainda durante a vista em São Luís, Marcelo Queiroga se reuniu com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), no Porto do Itaqui. O ministro e o governador conversaram sobre os protocolos que estão sendo adotados para impedir o avanço da variante indiana no estado.


Indiano internado

O indiano de 54 anos, internado em uma UTI de um hospital particular de São Luís com a variante indiana do coronavírus, permanece com quadro clínico grave, informou o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado no sábado (22).
O paciente foi entubado ainda no sábado após apresentar piora no quadro clínico. Ele está internado desde o dia 14 de maio, quando o navio no qual era tripulante, MV Shandong da Zhi, chegou ao litoral maranhense vindo da Malásia.


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que foram recebidas 102 amostras de pessoas que tiveram contato direto e indireto com os tripulantes do navio. A SES reforçou que não há confirmação de transmissão local da variante indiana.

As amostras serão processadas pelo Laboratório Central do Maranhão (Lacen/MA) e em seguida, enviadas para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, para sequenciamento genômico.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (00)00000-0000

Visitas: 43117
Copyright (c) 2024 - Rádio Web UPE - Uma Rádio da Universidade de Pernambuco